Vai só, age e sê forte


O rei Amazias estava preparando o seu exército para enfrentar os Edomitas, ele tinha 300 mil soldados e além destes ainda alugou 100 mil homens valentes dos filhos de Efraim, mas veio um homem de Deus que lhe disse: “Ó rei, não deixes ir contigo o exército de Israel; porque o SENHOR não é com Israel, isto é, com os filhos de Efraim. Porém vai só, age e sê forte; do contrário, Deus te faria cair diante do inimigo, porque Deus tem força para ajudar e para fazer cair.” (2 Cr. 25.7,8)

O homem de Deus deu a ele a ordem de não levar os soldados de Efraim que havia alugado, porque Deus não iria dar a vitória com estes homens no meio, e lhes deu três dicas para a vitória sobre os inimigos: “Vai só, age e sê forte”.

Vai só - Muitas pessoas só vão se os outros forem, é a chamada “Maria vai com as outras”, a fé é individual e intransferível, a fé que eu tenho ninguém têm, ela é a minha garantia de sucesso e vitórias, mas tenho que cuidar dela, senão… A pessoa não pode ficar na dependência de ninguém, enquanto Deus não encontra um revoltado nada muda, vai na sua fé, Deus falou para Gideão: Vai na sua força! Quem é de Deus não espera por ninguém, conta 100% com Deus.

Age – Ação, ser uma pessoa de atitude, não ficar esperando acontecer, “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, este é o problema de muitas pessoas dentro da igreja, parece que estão esperando cair do céu, ou como muitos, contando com a sorte e não tomam atitudes.

Sê forte - Todas às vezes que Deus designa alguém para uma missão Ele usa estas palavras, “Sê forte”, com Josué Ele disse estas palavras três vezes consecutivas, ou seja, a única forma de vencer é sendo forte e, é no altar que o fraco se faz forte e até mesmo poderoso em guerra.

Depois do conselho do homem de Deus o rei Amazias questionou o valor que ele tinha pago pelos soldados: “Disse Amazias ao homem de Deus: Que se fará, pois, dos cem talentos de prata que dei às tropas de Israel? Respondeu-lhe o homem de Deus: Muito mais do que isso pode dar-te o SENHOR.” (2 Cr. 25.9)

Muitas pessoas ao invés de valorizarem a direção que Deus está dando, a qual vai lhe dar a vitória sobre os problemas e mudar a sua situação, consideram mais o dinheiro; assim como Amazias tem muitas pessoas na igreja.

A resposta de Deus é esta: “Muito mais do que isso pode dar-te o SENHOR.” Muito mais!!!

Na verdade elas não estão entendendo a proposta de Deus, Ele quer que ela confie plenamente nEle, fique na total dependência dEle.

Somente quando Amazias deixou de questionar o homem de Deus e obedeceu, é que obteve a vitória sobre os Edomitas: “Animou-se Amazias e, conduzindo o seu povo, foi-se ao vale do Sal, onde feriu dez mil dos filhos de Seir. Também os filhos de Judá prenderam vivos dez mil e os trouxeram ao cimo de um penhasco, de onde os precipitaram, de modo que todos foram esmigalhados. Porém os homens das tropas que Amazias despedira, para que não fossem com ele à peleja, deram sobre as cidades de Judá, desde Samaria até Bete-Horom; feriram deles três mil e fizeram grande despojo.” (2 Cr. 25.11~13)

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: