Confiança na crise


“Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar-se com Abimeleque, rei dos filisteus. Apareceu-lhe o SENHOR e disse: Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. Isaque, pois, ficou em Gerar.” (Gênesis 26.1-6)

Veio uma grande fome (crise) sobre a terra, Deus disse para Isaque não ir para o Egito, mas o mandou ficar em Gerar. O Egito era um lugar desenvolvido e várias nações em época de crise iam para lá buscar refúgio, porém, Deus mandou que Isaque ficasse em Gerar e disse que confirmaria o juramento feito a Abraão seu pai. Isaque “confiou” em Deus e ficou em Gerar.

RESULTADO- “...possuía ovelhas e bois e grande número de servos, de maneira que os filisteus lhe tinham inveja. E, por isso, lhe entulharam todos os poços que os servos de seu pai haviam cavado, nos dias de Abraão, enchendo-os de terra. Disse Abimeleque a Isaque: Aparta-te de nós, porque já és muito mais poderoso do que nós.” (Gênesis 26.14-16)

Em Gerar, com trabalho, esforço e mãos abençoadas, no mesmo ano ele colheu cento por um, porque confiou na Palavra de Deus, ele enriqueceu, prosperou e ficou riquíssimo naquela terra, se tornando um dos homens mais bem sucedidos daquele lugar; diga-se de passagem, na terra dos filisteus (povo inimigo); para ele não houve crise, para quem confia em Deus não pode haver crise.

A crise é gerada pela falta de confiança, porém, Isaque “confiou em Deus” e passou pela crise prosperando. A crise revela os verdadeiros heróis, na crise uns fracassam outros triunfam.

Isaque ao invés de fugir, seguiu a orientação de Deus, temos que aprender a obedecer a voz de Deus em tempos de crise e confiar nEle plenamente, não somente nas nossas forças. Ele se tornou tão abençoado que os filisteus lhe tinham inveja.

A razão? “PORQUE O SENHOR O ABENÇOAVA!" (v.12).

QUEM CONFIA EM DEUS, ATÉ O QUE TEM PARA DAR ERRADO, DÁ CERTO!

Deus abençoe a todos.

Nenhum comentário: